Você conhece estas três Estratégias de Marketing tanto usadas no ambiente digital? São elas: Outbound, Inbound e Unbound Marketing. Sabe quais são as suas diferenças? Provavelmente você já ouviu falar delas, inclusive um negócio pode até fazer uso de todas elas ao mesmo tempo.
Existem inúmeros tipos de estratégia no ambiente digital, já que cada Negócio pode e deve desenvolver o seu próprio para alcançar seus objetivos diversos. Mas dentre todos os existentes separamos os três grandes tipos de planos estratégicos mais usados hoje no ambiente digital, cada um deles com um conjunto de ações bem específicas.
Vamos entender a diferença entre cada um deles:
Outbound Marketing
É a estratégia mais tradicional e foi a mais usada antes de surgir a internet, como os anúncios em impressos como jornais e revistas, além de também aparecer nas propagandas de TV e Rádio. Logo quando surgiu o ambiente digital, ela se adaptou ao novo contexto, porém sempre de forma ativa e quase sempre interrompendo o que o público desejado está fazendo.
É usada hoje através de anúncios online, em sites, pop-ups e também aqueles indesejáveis anúncios que tanto nos interrompem ao assistir um vídeo no Youtube, por exemplo. Ainda é muito usada de forma até bastante eficiente em plataformas de redes sociais, como o Facebook e Instagram com os links patrocinados.
Os resultados desta estratégia ainda são bastante eficientes, porém ainda é uma forma de oferta ativa de um produto ou serviço, nem sempre atingindo o público que realmente procura aquela oferta. Isso ainda a torna uma estratégia um tanto cara, pois atinge muitas pessoas que não procuram aquele produto ou serviço.
Uma das grandes desvantagens é que todo o conteúdo usado tem algum limite de tempo e logo desaparece de acordo com o valor investido. Quando o investimento é interrompido, o conteúdo do anúncio também é finalizado.
Inbound Marketing
Como o próprio nome já diz, é o inverso do Outbound. É uma estratégia passiva que objetiva atrair um público já interessado no assunto, oferecendo conteúdo útil e relevante. É altamente persuasiva e em determinado momento leva o usuário a adquirir um produto ou serviço. É uma das mais promissoras estratégias junto com os atuais mecanismos de buscas.
É muito usado no meio digital através do oferecimento de conteúdo através de sites ou de plataformas de redes sociais levando conhecimento ou solução de problemas, para mostrar autoridade da Marca naquele nicho. Mesmo que o conteúdo seja gratuito, quando o consumidor desejar se tornar cliente vai procurar aquele Negócio que se fez referência em sua mente.
Essa estratégia caiu nas graças dos profissionais de Marketing. Ela traz resultados surpreendentes pelo retorno propriamente dito, e também por não ser tão cara como as mais tradicionais, porque uma vez produzido o conteúdo, ele fica disponível enquanto for útil e sem maiores investimentos. E pode ainda ser encontrado a qualquer momento através dos mecanismos de buscas mais usados.
Outra grande vantagem é que além de ser uma estratégia passiva funciona muito bem juntamente com uma estratégia ativa como o Outbound Marketing. Além de atingir com eficiência o público que busca, é capaz também de levar aquele conteúdo para um público que não faz uso de buscas, ou que ainda nem sabe que precisaria daquele conteúdo que o levará a se tornar cliente daquele Negócio.
Unbound Marketing
É uma estratégia mais completa e eficiente baseada na jornada do consumidor. Além de lançar mão das duas outras anteriores em momentos oportunos, amadurecendo o processo de compra, faz um trabalho de oferecimento de conteúdo “vip” mesmo depois de vender. Desta forma fideliza o cliente e ainda o leva a se tornar um promotor de vendas para os seus conhecidos.
O uso desta estratégia é muito bem pensado para cada fase da jornada percorrida pelo consumidor, com o uso de Outbound e Inbound Marketing elaborados especialmente para cada fase deste processo. Assim, o cliente se envolve cada vez mais com o Negócio de forma qualitativa, até se tornar fã daquele produto ou serviço gerando um ciclo de vendas envolvendo seus amigos.
Esta é uma estratégia elaborada em 2018 por Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs, a ferramenta de Gestão de Redes Sociais mais usada no Brasil e indispensável para o Marketing em Ambiente Digital. É uma eficiência já comprovada com Marcas Nacionais e Internacionais, como por exemplo o Grupo Bimbo, usando a estratégia para lançar os Pães Pullman Artesano, sucesso no Brasil.
A vantagem incontestável desta estratégia é que além de acompanhar minuciosamente todo o percurso da jornada do consumo e não descartar as outras estratégias já consolidadas, ela também transforma o cliente em um promotor de vendas capaz de iniciar um novo ciclo estratégico de Marketing sem que seja necessário novos investimentos para que isso aconteça.
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🎨 Designer Gráfico, Digital e Motion.
💎 Mestre em Marcas e Identidades Visuais.
🎯 Crio Estratégias para Ambientes Digitais.